OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

ORDENAÇÃO DIACONAL: EMERSON ADRIANO E HENRIQUE BALTAZAR


          Nesse sábado, dia 18 de novembro às 19 horas, na Catedral de Santo Antônio, Diocese de Zé Doca, ocorreu a Ordenação Diaconal dos seminaristas Emerson Adriano Mendes de Andrade da cidade de Carutapera e Luís Henrique Nina Baltazar da cidade de Cândido Mendes.

          O evento iniciou na sexta-feira, durante a XIV Assembleia Diocesana de Pastoral, na capela do Centro Diocesano São Joao XXIII, onde os seminaristas se apresentaram e fizeram seus juramentos de fidelidade e profissão de fé diante do Bispo, Padres e todos os participantes da Assembleia.


          Já no sábado, com a Catedral lotada, com caravanas vindas de quase todas as Paróquias da Diocese, de São Luís - MA, de Belém - PA e outros lugares, onde foi disponibilizado um telão no lado de fora. A Santa Missa iniciou com a procissão solene, acompanhada de todos seminaristas da Diocese de Zé Doca e alguns da Diocese de Viana, que se fizeram presentes, de Padres da Diocese de Zé Doca e Padres convidados de outras Dioceses, Diáconos e o Presidente da Celebração Dom João Kot, OMI, que deu início a Santa Missa e que logo após a homilia, iniciou o rito de ordenação diaconal, onde Emerson Adriano e Henrique Baltazar foram apresentados ao Bispo pelo Reitor do Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo, Padre Pedro Eduardo, que convidou Padre Agnaldo Costa, Pároco da cidade de Carutapera e antigo Reitor, a falar sobre os candidatos, que muito emocionado deu testemunho de suas dignidades e os recomendou para o ministério. Logo após, os eleitos ao Diaconato manifestaram o desejo a Ordem Sacra e prometeram obediência ao Bispo e seus sucessores. Então, iniciou-se o momento sublime e esperado por todos, a Imposição das Mãos e a Oração de Ordenação que são os elementos essenciais para se tornarem Diáconos, momento esse muito emocionante principalmente aos neo-diáconos, familiares, amigos e toda a Igreja de Deus, que após esse rito, os prestigiaram recebendo do Bispo a estola diaconal e a dalmática, que ajudados pelos pais as vestiram e foram saudados pelo fieis com muitas palmas. E logo após se ajoelharam para receber o Evangeliário e as orações do Bispo, e se juntaram aos outros Padres e Diáconos no Presbitério para dar seguimento  a Celebração.


                     


          Após a Santa Missa, foi oferecido pela Catedral um coquetel para todos os presentes degustarem, enquanto se cumprimentavam os recém ordenados Diáconos Emerson Adriano e Henrique Baltazar. Foi uma linda festa, um sinal eloquente da vivacidade da Igreja Particular de Zé Doca, que emocionou a todos presentes e que agora ficam na expectativa da Ordenação Sacerdotal.


          O Sacramento da Ordem, conferido por Dom Joao Kot aos eleitos, dá a graça da configuração definitiva ao Cristo Servidor, tornando-os verdadeiros imitadores do mestre na continuidade do serviço por ele iniciado.

          Nossos parabéns aos ordenados, seus familiares e toda a comunidade diocesana, com votos de profícuo apostolado!

























Nenhum comentário:

Postar um comentário