OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

FRATERNIDADE... ROMARIA DIOCESANA PARA APARECIDA DO NORTE – SP: 3ª. PARTE


       Após dois dias em Aparecida do Norte - SP, no domingo, dia 01 de outubro, às 11 horas, os romeiros chegaram em Cachoeira Paulista – SP, e se dirigiram a sede da Canção Nova. No local, os romeiros se dirigiram imediatamente para o almoço na praça de alimentação. Em seguida, houve um tempo livre para conhecer as repartições físicas da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista – SP.

       Às 15 horas, no Santuário do Pai das Misericórdias, os romeiros rezaram o terço da misericórdia juntamente com os fiéis de outras caravanas. Após o terço, iniciou-se a Santa Missa, transmitida para todo o território brasileiro pelo sistema de comunicação Canção Nova, presidida por Dom João Kot  e concelebrada pelos padres da nossa Diocese que participaram da Romaria e pelo Padre Luiz Henrique Ferreira, consagrado da Comunidade Católica Pantokrator, que fez a homilia. 

          Após a Santa Missa, um tempo ainda foi reservado para se conhecer os espaços físicos da Comunidade Canção Nova e compras. Às 18 horas, todos se reuniram e seguiram em direção a Caldas Novas – GO.

       Desta forma, no dia 02 de outubro, às 11 horas, dando continuidade à programação, todos já se encontravam em Caldas Novas – GO, para um excelente dia de descontração e relaxação nas águas termais do parque aquático, mas sobretudo de confraternidade entre os participantes da Romaria Diocesana.

       Ao pôr do sol, os romeiros seguiram viagem, retornando para as paróquias da Diocese de Zé Doca – MA. E como planejado, os participantes da Romaria chegaram na manhã do dia 04 de outubro em Zé Doca, onde todos foram conduzidos para os seus respectivos municípios.

TESTEMUNHOS DA ROMARIA DIOCESANA

       Maria Rosa, 51 anos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião em Araguanã – MA, conta que tinha um sonho de conhecer o Santuário de Aparecida, porém ela não sabia que estava tão próximo esse sonho de ser realizado. Ela está muito agradecida, a Deus e a Maria, por conhecer, por poder participar desse momento tão sonhado. Para ela é uma dádiva de Deus! Ela conta que é a primeira vez que vai ao Santuário e percebeu que é um lugar de Deus, onde graças são alcançadas, bênçãos são recebidas, e tudo isso é para ela uma emoção muito grande. Ela relata ainda: "apesar de não ter vindo pagar promessa, eu senti muita fé e realização de sonhos no olhar de cada pessoa no Santuário, [...] é benção de Deus mesmo."

                 Ela falou que vai tentar repassar o que experimentou, o que sentiu na casa da Mãe Aparecida, à sua comunidade, porque ela tem certeza que recebeu bênçãos... ela conta que foi à capela e lá rezou o terço com outras pessoas, e chorou de emoção. E disse também que por onde andava no Santuário, na sala de promessa, na sala da ressurreição, na sala do Santíssimo, sentiu a presença de Deus.  E diz: "Quero pedir para a minha comunidade que acreditem em Nossa Senhora, nas suas intercessões, porque a imagem é a representação da nossa Mãe, que intercede pelas nossas famílias. Ela está sempre presente na vida de cada um de seus filhos”. Ela continua: "Vou tentar repassar na comunidade, na catequese, no ministério de música, na Legião de Maria, no grupo dos ministros o que eu senti ao está em Aparecida. Eu peço as pessoas que acolham Nossa Senhora, para que elas possam alcançar suas graças também". Por fim, ela termina dizendo que na próxima romaria ela vai participar novamente.

           Maria Rosa da Conceição Silva, da Paróquia São João Batista em Centro do Guilherme, relata o motivo que a levou a participar da Romaria: uma graça alcançada e um sonho que ela tinha há muito tempo. Ela diz que ao chegar no Santuário, na casa da Mãe Aparecida, uma emoção tomou conta de seu coração. O que lhe chamou muita atenção, é o quanto Nossa Senhora é amada, e o quanto tem católico no Brasil. No entanto, muita gente acha que Maria não é nada, por outro lado tem uma multidão de gente que a ama, afirma ela.

        Maria Rosa relata que sua experiência com Maria começou quando ela tinha 18 anos de idade. O interessante é que sua experiência se deu através de um sonho. Destaca ela: "Um certo dia eu tive um sonho com uma imagem negra. Passava-se os dias e aquela imagem não saia da minha mente, então procurei pesquisar para conhecer mais sobre ela. Hoje sou apaixonada por Maria". Ela também enfatiza que faz parte do grupo das legionárias e que está muito feliz por ser legionária, porque através desse grupo ela procura aprofundar sua fé em Deus através da Mãe de Jesus, o nosso Salvador. 

       Dona Rosa relatou: "meu marido deu AVC. Após fazer alguns exames apareceu uma mancha de sangue no cérebro dele. Então no dia 02 de junho, a imagem se encontrou na minha Paróquia, aí eu pedir a intercessão de Nossa Senhora, pedi para que o meu marido ficasse bom, e agora ele está curado, antes ele tinha também um problema na coluna e agora ele está curado, antes ele não se mexia para pegar nada. Então pela intercessão de Nossa Senhora ele hoje está curado, está trabalhando, coisa que ele não fazia há sete meses. Por isso eu vim nessa romaria, agradecer e realizar um sonho que eu tinha”.

          O Padre Antônio Máximo Ribeiro Verde, Pároco e Reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida em Araguanã – MA, destaca a importância de Maria em sua espiritualidade sacerdotal. Ele ressalta que grande é sua alegria por que em sua Paróquia foi instituído o Santuário Diocesano dedicado a Mãe Aparecida. Ele destaca a importância da Romaria Diocesana, pois é uma experiência que ajuda não só na sua espiritualidade, mas também o ajuda a ampliar a sua visão acerca da organização do Santuário Diocesano, em comunhão com nosso bispo diocesano Dom João Kot. De forma que o povo da Diocese de Zé Doca se fortaleça espiritualmente na fé, e na devoção mariana. Ele enfatiza que essa romaria também é uma oportunidade para se ganhar experiência e enriquecer a pastoral, de tal forma que leve as pessoas a compreender o verdadeiro valor dos sacramentos, das formações, das palestras, e assim por diante.

           Afirma o padre Máximo: " Maria é aquela que nos aponta o Cristo. Ela está conosco, assim como ela acompanhou os passos de Jesus desde o nascimento, até a cruz. Maria também nos acompanha; acompanha os passos de todos os cristãos hoje em seu dia a dia". Ele continua: "Jesus oferece Maria como Mãe a toda a humanidade, como se constata no Evangelho quando Jesus disse: 'Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: eis aí tua mãe". Maria é Mãe de todos os filhos de Deus.

        O Padre Máximo também lembra aos padres e aos seminaristas: "A romaria aproxima os padres, os seminaristas do povo de Deus, pois não basta somente das aulas de Teologia, de Mariologia... É preciso algo mais, é preciso estar próximo, para conviver, partilhar, e vê a fé do povo na devoção mariana[...]. Essas experiências vão ajudar os seminaristas quando forem padres e estiverem na Paróquia. Certamente já ajuda os padres em sua Paróquia, quando eles transmitem essa vivência devocional mariana ao povo ao qual eles são responsáveis na paróquia" 

Oração ao Pai das Misericórdias
       Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi a súplica confiante que Vos apresentamos neste momento (fazer o pedido). Acolhei este povo que vem, cheio de fé e esperança, ao Vosso Santuário. Consolai os aflitos, socorrei os necessitados, enxugai as lágrimas aqui derramadas. Amparai os fracos e recebei em Vossos braços paternos este filho pródigo que volta para Vós. Dai-nos a graça de sermos instrumentos da Vossa misericórdia na vida dos nossos irmãos, para que assim o Vosso nome seja amado em nossa família e em nossa nação. Tudo isso Vos pedimos por Vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.




Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!












Nenhum comentário:

Postar um comentário