OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

GRATIDÃO... ROMARIA DIOCESANA PARA APARECIDA DO NORTE – SP: 2ª. PARTE


Concluindo o Ano Jubilar Mariano, que na nossa Diocese de Zé Doca foi celebrado especialmente com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida por todas as Paróquias e comunidades da Diocese e com a ereção canônica do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida em Araguanã – MA, no terceiro dia da Romaria Diocesana, às 9 horas do dia 29 de setembro, os romeiros chegaram a Aparecida do Norte – SP.

Esse primeiro dia em Aparecida – SP, foi um tempo oportuno de harmonização com o clima religioso daquela cidade mariana. Visitas ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e a Basílica Velha... Caminhada na Passarela da Fé, que tem 389 metros de comprimento e 35 metros de altura, e liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional... Compras no Centro de Apoio ao Romeiro, que é constituído por uma praça de alimentação e cerca de 380 lojas e está situado no estacionamento da Basílica... Passeio no bondinho da cidade, que liga a Basílica, na chamada Estação Santuário, ao alto do Morro do Cruzeiro, com uma extensão de aproximadamente 1.170 metros sobre a cidade. Alguns romeiros formaram um grupo e visitaram a encantadora cidade de Campo do Jordão – SP. Dom João Kot, Padre Pedro Eduardo e os seminaristas
celebraram a Santa Missa no Santuário às 18 horas, num momento especial de agradecimento e orações pelas vocações de nossa Diocese de Zé Doca.

Dia 30 de setembro de 2017. 9 horas da manhã. Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Missa presidida por Dom João Kot. Ápice de nossa Romaria Diocesana. Momento singular na vida dos participantes da Romaria e da História da nossa Diocese de Zé Doca. Fruto de muita oração, fé, aceitação e devoção do povo que acolheu e possibilitou essa Romaria.


Emocionado, Dom João Kot frisou na sua homilia: "Nós da Diocese de Zé Doca marcamos essa missa um ano e cinco meses atrás, para podermos celebrar como Igreja em comunhão com toda a Igreja do Brasil nesse momento. Chegamos um grupo pequeno comparado com essa multidão aqui lota este Santuário, estamos em apenas quatro ônibus, onze padres, algumas religiosas, nossos jovens, idosos, para representar a Diocese, que funciona, existe, trabalha, reza, batalha, chora, sonha, lá na beira da Amazônia Legal, no Maranhão.


       Chegamos aqui para com essa presença simples e singela, marcar nossa participação[...]. Aqui estamos representando o nosso povo. Com certeza muitos deles agora estão em comunhão conosco pela televisão, nos acompanhando, rezando, do mesmo jeito que nós nos emocionamos, felizes e alegres. Porque nós marcamos e nós vos representamos aqui. Representamos todos os povos do norte do litoral da nossa Diocese, das paróquias da BR 316, até os povos da mata amazônica. Representamos e recordamos os nossos povos indígenas que conosco convivem na Diocese. Representamos o nosso clero, nossos seminaristas que também estão aqui conosco. As irmãs que estão aqui representando todos os consagrados e consagradas, mais de trinta pessoas consagradas dedicam suas vidas a serviço as nossas comunidades e ao povo do Maranhão e da Diocese de Zé
Doca. Aquele grupo de duzentos homens e mulheres, representam todos os nossos anseios e esperanças. Do dia das mães ao dia dos pais, nesse período de três meses a imagem que aqui neste Santuário recebi, peregrinava pelas paróquias da nossa Diocese, não apenas pelas grandes igrejas e matrizes, mas pelas comunidades do interior, pelas capelinhas simples e onde não tinha capela também se fazia presente, a Mãe Aparecida. Três messes nas mãos do povo, encima dos andores, encima dos carros, encima de trios elétricos, nos barcos, na balsa, carregada, venerada, parava o trânsito, parava os jogos de futebol quando passava Mãe Aparecida pelas ruas das nossas cidades. E terminamos com a Criação, Instituição do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, porque não poderíamos não fazer isso, foi um dia, um momento tão importante e hoje aqui estamos para fechar com chave de ouro, nossa vivência diocesana do ano nacional mariano. Para fechar com chave de ouro e com vocês aqui reunidos na casa da Maria, celebrar e agradecer. Agradecer por tudo que aconteceu e pedir que sejamos abençoados, que Maria levando nossos anseios, sonhos, nossas preces, coloque diante de Jesus, para que Ele nos ajude a enfrentar o dia a dia e o futuro que nos espera. Para que nunca percamos a esperança, para que sempre tenhamos a fé e o amor nos corações. Estamos aqui porque acreditamos, estamos aqui porque a esperança não foi apagada. Estamos aqui porque amamos e queremos amar de verdade, com respeito para com todos. Honrando a palavra, o amor, honrando a dignidade de cada uma das pessoas. Estamos aqui porque Jesus Cristo é a razão da nossa vida, estamos aqui porque amamos a Mãe Aparecida, essa é a verdade [...]".


Após a Santa Missa, os romeiros puderam continuar conhecendo as dependências do Santuário Nacional, e voltaram a se reunir às 15 horas para a oração do terço mariano, que sob dirigido pelos seminaristas da nossa Diocese. Em seguida, mais um tempinho para orações e cumprimento de votos no Santuário e para mais umas comprinhas de lembranças deste espaço religioso.



No dia 01 de outubro, às 10 horas, os romeiros seguiram rumo a Cachoeira Paulista – SP, sede da Canção Nova, para mais um magnífico momento espiritual.




Oração Jubilar – 300 anos de bênçãos
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados.  Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece!  Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém! 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário