OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

XIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL - 2016




           A Diocese de Zé Doca realizou nos dias 04,05 e 06 de Novembro do corrente ano, sua XIII Assembleia Diocesana de Pastoral.  Um encontro de estudos que teve como tema norteador apartir do texto da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética da CNBB: Itinerário Catequético a Iniciação a vida cristã: Uns processos de inspiração catecumenal, assessorado por Josenilton (Livraria Paulus São Luis) e Magnólia (Arquidiocese de são Luis).

O encontro iniciou na sexta-feira com a chegada do clero, religiosas, religiosos, seminaristas, membros da varias paróquias da diocese, pastorais, grupos, serviços, movimentos eclesiais e novas comunidades. Após o jantar, com a oração inicial e acolhida do Bispo Dom João Kot, OMI, iniciaram os trabalhos e introdução do tema a ser estudado e discutido nos dias posteriores.

No segundo dia de encontro (Sábado), foram estudadas no plenário e nas reuniões em grupos as propostas do tema da assembleia. O Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo apresentou sua realidade e aproveitou a oportunidade para agradecer ao clero e a todo o povo de Deus das paróquias comunidades pelo apoio ajuda orações e incentivo na caminhada dos seminaristas maiores da nossa diocese.

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) também teve sua participação, apresentando sua estrutura e objetivos na missão, especialmente na promoção da dignidade dos idosos a ela confiados.

Após as ultimas reuniões e debates em grupos e categorias houve um momento de alegria, interação e confraternização entre o clero, religiosos e todos os representantes das forças vivas da igreja particular de Zé Doca, encerrando assim as atividades do segundo dia de trabalhos.

As atividades do domingo iniciaram com a Santa Missa da Solenidade de Todos os Santos, presidida por Dom João Kot e concelebrada pelos padres presentes. Na oportunidade foram apresentadas á diocese as Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, que estavam em visita ás nossas terras maranhenses para melhor conhecer nossa realidade eclesial e missionária.

Para encerrar as atividades da Assembleia foram encaminhadas as datas da agenda diocesana com os eventos do ano 2017, assim como as comunicações e avisos. Após a oração final e benção de envio, o encontro foi encerrado com um almoço de despedida.

Suplicamos as bênçãos de Deus por intercessão do glorioso Santo Antonio, Patrono de nossa Igreja Particular, bem como a intercessão da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Misericórdia sobre todas as paróquias, expressões e carismas presentes em nossa Diocese.

Luis Henrique Nina Baltazar
Seminarista 3º Ano de Teologia


































Nenhum comentário:

Postar um comentário