OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DNJ - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2016


“Queremos uma justiça social que combine com 
Justiça ecológica. Uma não existe sem a outra”
(Leonardo Boff)


O DNJ é uma atividade permanente do calendário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizado pelas diversas Expressões Juvenis da nossa Igreja. 

O DNJ é um dia de Celebração da Vida da Juventude e traz temas importantes ligados à realidade da juventude que proporciona férteis debates em grupos, e assim faz com que os sonhos da juventude não sejam sonhados a sós, mas por jovens e adultos que acreditam e priorizam a vida da juventude.

Este ano o tema escolhido foi: “Juventude e Nossa Casa Comum”, buscando inspiração bíblica em (Is 65,17) “Vou criar novo céu e nova Terra”. Levando a juventude a meditar e buscar ações que contribuam para o cuidado e preservação da nossa Casa Comum. Durante as semanas que antecederam o DNJ, em nossa Diocese, os Grupos de Jovens, assim como algumas Expressões Juvenis, se reuniram para VER-JULGAR-AGIR de acordo com a situação em seus municípios, usando o subsidio produzido pela coordenação da PJ, que em análise achou melhor readaptar, o subsidio do nacional, para a realidade de nossa Diocese.  

Damos alguns destaques como: 
A caminhada das luzes: momento forte e muito rico em espiritualidade
As palestras feitas pelos nossos próprios jovens coordenadores e assessores e o Pe. José Raimundo
A missão em todas as casas 
A carta compromisso da PJ de São João do Caru
A caminhada pela manhã, após uma noite intensa e rica em mística jovem
A presença dos Padres Saris e José Raimundo
A Missa presidida por nosso Bispo D. João Kot - OMI
A presença da Vida Religiosa Consagrada  

E, finalmente, nos dias 15 e 16 de outubro, a Juventude da nossa Diocese se reuniu em São João do Caru, para cantar, festejar e celebrar o II DNJ Diocesano. Em terras caruenses o grito da juventude ecoou, lá armamos nossas tendas e juntos reafirmamos nosso compromisso com a Criação e a Casa Comum. Juntos nós repudiamos o PDA MATOPIBA, projeto de destruição do Cerrado e dos povos originários. Juntos fizemos a mais linda louvação ao Deus da Vida, de todos os Povos e da Criação.

Agradecemos especialmente ao Pe. Alvelino e os jovens de São João do Caru na pessoa da Luziana, incessáveis no compromisso assumido.

Amém! Axé! Awere! Aleluia!

Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude.









Nenhum comentário:

Postar um comentário